Minas Gerais ocupa o primeiro lugar em ranking nacional de oferta de serviços digitais

11 de setembro de 2020

O Governo de Minas Gerais ocupa o 1º lugar, de todo o Brasil, em oferta de serviços digitais. O ranking, apresentado na 5ª reunião geral do Grupo de Transformação Digital criado pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) e pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de TIC (Abep-TIC) em painel virtual nesta quinta-feira (10/9), demonstra os esforços feitos pelo Estado para promover a transformação digital e garantir que os cidadãos tenham acesso a serviços públicos cada vez mais eficientes, com mais rapidez e facilidade.

O Índice de Oferta de Serviços Digitais é uma iniciativa da Abep-TIC em parceria com o Centro de Liderança Pública (CLP) e fará parte do Ranking de Competitividade dos Estados 2020, que será lançado no dia 17/9, também de forma on-line.

Avanços

Foram vários os fatores que fizeram com que Minas se destacasse no levantamento. O índice sintético, que mensurou os principais serviços oferecidos pelos governos, abrangeu três dimensões: capacidade para oferta digital de serviços públicos; oferta de serviços públicos por meios digitais; e regulamentação sobre a modernização para a oferta de serviços públicos. Minas Gerais, assim como Santa Catarina, obteve a nota 78,5, considerada pelos técnicos como “muito bom”.

O destaque para o estado tem como parâmetro programas como o Minas Atende, principal iniciativa de transformação digital do governo estadual. Entre os avanços estão mais de 350 serviços cadastrados no Portal MG, realizados de forma totalmente digital, e a simplificação de 64 serviços públicos.

Para o secretário de Planejamento e Gestão, Otto Levy, a primeira colocação de Minas em um ranking nacional reflete o compromisso do Governo de Minas com a modernização dos processos, aprimorando a gestão pública e os serviços prestados. “Desde o início da administração, nosso foco tem sido aperfeiçoar o serviço prestado pelo Estado, torná-lo mais eficiente e, simultaneamente, promover mudanças que possam também equilibrar as contas públicas”, lembra.

De acordo com o subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Rodrigo Diniz Lara, o resultado teve envolvimento de várias instituições, principalmente em um contexto em que o distanciamento social é recomendado.  

“A pauta da transformação digital dos serviços públicos tem sido intensificada pelo Estado com o Projeto Estratégico Minas Atende, com destaque para os canais digitais do Governo do Estado – Portal MG (mg.gov.br) e aplicativo MG App. Esse reconhecimento demonstra que estamos no caminho certo e, ao mesmo tempo, sinaliza várias oportunidades para trazermos um serviço público ainda melhor para a população mineira”, acrescenta.

Critérios

Para chegar ao resultado, a comissão criada para avaliar os governos estaduais e do Distrito Federal levou em conta a capacidade para a oferta digital de serviços. Entre as funcionalidades avaliadas estão a telemedicina, os serviços de abertura e fechamentos de empresas, a nota fiscal eletrônica ao consumidor, a solicitação de segunda via on-line de CNH e a emissão de Boletins de Ocorrência on-line.

Em seguida, na fase de análise, foram feitas duas rodadas com especialistas da comissão técnica do levantamento, uma auditoria e, por fim, uma revisão automática, comparando as fases anteriores.

Minas Atende

O programa Minas Atende, criado com o objetivo de aproximar os cidadãos mineiros dos serviços públicos oferecidos pelo Governo de Minas, acaba de completar um ano. Coordenado pela Seplag, o projeto já simplificou diversos processos, como, por exemplo, a necessidade de autenticação de documentos em cartório. A próxima etapa nessa frente de atuação envolve a integração dos sistemas para que o cidadão não precise apresentar, em qualquer atendimento, informações que o Estado já possui.

Ranking dos Governos Estaduais e Distrital – Oferta de Serviços Digitais

Com informações da Agência Minas

Créditos da imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Receba nossas

novidades por

email!







    Visão geral de privacidade

    Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes, os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. Mas a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.